quarta-feira

Olhe para dentro



“Olhe para dentro, para as suas profundezas, aprenda primeiro a se conhecer”.
   Freud

Olhar para dentro de si e analisar tudo aquilo que você adquiriu ao longo da vida é como uma escada, cada degrau é um processo que todos nós passamos, são experiências, cada uma é única, independente se foi boa ou ruim. Todos os dias aprendemos algo novo, é isso que nos fortalece. Parece que não, mais conforme vamos subindo a escada da vida, mais aprendemos e sabemos lidar com ela, para se chegar ao próximo degrau. Uma qualidade que quero destacar é que cada um de nós temos nossas particularidades, somos únicos.
A autoestima é uma dessas qualidades, pertence ao indivíduo satisfeito com a sua identidade, ou seja, uma pessoa dotada de confiança e que valoriza a si mesma. É a soma da autoconfiança com o autorespeito, reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida, entender e dominar os problemas e o direito de ser feliz. Respeitar e defender os próprios interesses e necessidades.

Lembramos aqui a importância de refletirmos sobre quem somos. Conhecer e entender os nossos sentimentos e comportamentos não é uma tarefa fácil e requer um longo histórico das experiências e vivências.
Freud reforça esta ideia ao mostrar que o caminho em direção ao autoconhecimento é essencial para conseguirmos ter sucesso em outros aspectos da vida.

Por: Aline Souza
Estudante de Psicologia