Uma das coisas mais difíceis vivida durantes a adolescência é o momento de fazer a escolha profissional. Muitas vezes o adolescente está cursando o ensino médio e são tantas as tarefas escolares, como dar conta dos trabalhos, das provas, apresentações e pesquisas. Fora as atividades extracurriculares, como o inglês, a natação e tantas outras coisas.
Além de tudo isso, grandes são as transformações que acontecem na vida dele, tanto físicas como emocionais, e tudo isso o preparando para, muito próximo, entrar na vida adulta.
Mas com tantas coisas acontecendo, como saber qual a profissão certa a escolher? Qual será aquela que "combina" comigo? Será que sirvo para fazer isso? Corro o risco de me arrepender?
São tantas as dúvidas e com certeza uma avalanche de possibilidades também povoam as mentes, algumas parecidas e outras muito diferentes, mas todas podendo ser consideradas.
É nesse turbilhão de dúvidas que a orientação profissional entra, com seu papel de auxiliar esse jovem a um processo de autoconhecimento e na construção do seu Projeto de Vida. Diante de tantas possibilidades e muitas dúvidas, como escolher bem sem se conhecer?
As atividades podem ser realizadas tanto individualmente como em grupo, onde são trabalhadas questões pessoais que conduzem o participante no autoconhecimento, na descoberta de seus potenciais e possibilidades. Também é desenvolvido um trabalho de conhecimento das áreas profissionais, instituições de ensino e a realidade de profissionais que estão no mercado.
Uma jornada feita em parceria com o profissional que irá acompanhá-lo em todo seu processo, para que ao final, o jovem possa estar seguro em realizar sua escolha.
Pense nisso.
Liliane Portugal - Psicóloga
11 96895-0405
liliane.portugal.psi@gmail.com